Domingo, 23 de Março de 2025
20°C 31°C
Campina Grande, PB

Hospital Napoleão Laureano opera 10 mulheres com câncer de mama; mais de 100 fizeram exames durante Dia ‘D’ da Mamografia

Com a ação, o Hospital consegue abrir espaço na agenda das cirurgias que podem vir nos próximos meses.

Equipe Esperança Debate
Por: Equipe Esperança Debate
18/10/2024 às 19h38
Hospital Napoleão Laureano opera 10 mulheres com câncer de mama; mais de 100 fizeram exames durante Dia ‘D’ da Mamografia

O Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer em toda a Paraíba, operou cerca de 10 mulheres para retirada e reconstrução de mama que estavam na fila de espera de realização das cirurgias, como divulgado nesta quinta-feira (17). Ocorreu também o Dia ‘D’da mamografia nesta quinta-feira (17), com mutirão de exames onde mais de 100 mulheres com mais de 45 anos de idade e de várias cidades do estado realizaram o exame para detectar nódulos mamários.

A maioria das mulheres realizaram o exame pela primeira vez. Entre elas, a professora Maria da Penha, da cidade de Sapé. “É a primeira vez que faço esse exame de mama, vim ao Laureano para fazer a mamografia e fui muito bem acolhida e amei participar desse momento”, comentou a professora.

As ações do Hospital fazem parte da campanha do ‘Outubro Rosa’ e tem o objetivo de incentivar o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama.

Foi necessário a união de quase 40 profissionais que se disponibilizaram para adiantar as cirurgias. A médica coordenadora do setor de mastologia do Hospital, Juliana Gadelha, explicou que 12 médicos estiveram envolvidos no mutirão.

“Hoje, conseguimos trazer ao Laureano 12 médicos, entre mastologistas, anestesiologistas, residentes e cirurgiões plásticos, para que pudéssemos operar com maestria e sem intercorrências. O que a gente leva hoje daqui é a experiência de trabalhar todo mundo junto em prol dessas pacientes. O maqueiro, o pessoal da limpeza, as técnicas de enfermagem, as enfermeiras, os residentes e os médicos, estão todos envolvidos com essa ação e isso é muito gratificante. Ver todo mundo trabalhando com amor para devolvermos a esperança para essas mulheres guerreiras” explicou a médica.

Segundo Juliana, o mutirão é realizado para acelerar os procedimentos que seriam realizados em novembro ou dezembro, já que após o ‘Outubro Rosa’ aumenta o número de pacientes diagnosticadas com o câncer de mama, consequentemente aumentando o número de mastectomias ou de reconstrução mamária.

Com a ação, o Hospital consegue abrir espaço na agenda das cirurgias que podem vir nos próximos meses. A paciente Ana Paula afirmou que o adiantamento da cirurgia para retirada da mama chegou em boa hora para que ela possa ter qualidade de vida.

“Confio demais nos profissionais daqui, já me sinto uma vitoriosa. Aproveito para incentivar as mulheres a fazerem suas mamografias todo ano, porque quanto mais cedo se descobrir melhor”, comentou Ana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias