Governo da Paraíba abriu hoje (2), às 7h, no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), a programação da campanha de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero Outubro Rosa 2024.
Este ano, o tema da campanha estadual será “Vocês não estão sozinhos! Juntos, venceremos essa luta!”. Na ocasião, será realizada uma caminhada para chamar atenção para o tema e uma feira de multisserviços com práticas integrativas e mostra de produtos de empreendedoras femininas.
A programação é voltada ao cuidado da saúde da mulher, com acesso espontâneo pela população. A atividade que dá início à atividade especial será uma caminhada, às 7h da quarta-feira (2), nos arredores do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), localizado na Av. Epitácio Pessoa, nº 600, em João Pessoa e, em seguida, será realizada a abertura oficial das atividades alusivas ao mês de prevenção, no estacionamento da unidade.
A iniciativa também arrecadará alimentos não perecíveis que serão doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer.
De acordo com a programação, do dia 2 até 31 de outubro, serão realizados 2 mil exames de mamografia (100 por dia); 500 ultrassonografias mamárias; 400 consultas com mastologistas; diálogos com especialistas; orientações nutricionais; saúde e bem-estar mental.
Para as 100 mamografias/dia, a demanda será espontânea. Basta ir ao CEDC e apresentar um documento pessoal, cartão do SUS, comprovante de residência e o último exame (se tiver).
A partir da mamografia, caso o mastologista ache necessário solicitar a ultrassonografia mamária, o exame também será realizado de forma espontânea. Já as consultas com mastologistas serão reguladas, ou seja, encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF) dos municípios. O serviço de psicologia será ofertado para as mulheres que já têm o diagnóstico de câncer.
Quanto aos diálogos de especialistas sobre prevenção e orientações nutricionais, serão realizados uma vez por semana e ainda haverá momentos de “cinema com pipoca” e práticas integrativas, como massoterapia e auriculoterapia.
O público-alvo será, na grande maioria, mulheres, a partir dos 40 anos, tanto as que tenham feito a última mamografia há um ano e precisam renovar, quanto as que nunca fizeram. Além disso, pessoas que têm alguma alteração na mama, a exemplo de um nódulo (caroço), podem ter acesso à consulta especializada com mastologista para avaliação e posterior realização de exames.
A diretora-geral do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer , Roseane Machado, destaca que a unidade é o serviço de referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de mama, colo uterino, próstata e tireoide. “O serviço oportuniza homens e mulheres a aumentarem as chances de vencer a doença, uma vez que, detectando precocemente a lesão, a chance de cura é de mais de 90%.
Portanto, o CEDC integra a Rede de Atenção Especializada do Estado, sendo fortalecido pelo Programa Paraíba Contra o Câncer e em parceria com toda a rede hospitalar estadual tem oportunizado a realização de exames para o diagnóstico precoce do câncer mamário. Uma estrutura que está sendo construída com o objetivo de ser resolutivo para fortalecer os níveis de atenção”, declarou.